Friday, November 03, 2006

RESPOSTA AO POETA “ROMEU EMBAIXADOR”

Um dia depois de acabar a carrinha da Cercizimbra onde o Sr. Romeu era motorista, eu auxiliar na altura, pediu-me para lhe escrever um poema que tinha feito e ainda não tinha tido tempo para passar para o papel. Assim, enquanto ele conduzia de volta para a escola ditou-me o poema “ Poeta Louco” escrito para um fado, segundo ele.
Ao chegar a casa lembrei o poema e escrevi um como resposta, nunca lhe cheguei a ler o meu.
Digo-o aqui e espero que ele o oiça onde quer que esteja.

Bem hajam os poetas loucos...


MESMA DOR

Tu poeta que te dizes louco,
Não sabes que ainda à pouco
Senti em mim tua dor?
Quando falavas exprimias
O que no fundo sentias
Só por falta de amor.

Não és só tu poeta querido,
Nem só tu fadista amigo
Amantes do mesmo fado.
Sou eu que choro contigo,
Também sinto e não digo
Em mim o mesmo pecado.

Carente o mundo de ternura,
Sinto também amargura
Ao ouvir-te junto à guitarra.
É como se minha voz falasse,
E eu contigo gritasse
Que esta vida é errada.

Se um dia de ti falarem,
E a mim me perguntarem
Pelo louco da roupa preta.
Com vaidade hei-de dizer,
Que me sentei a escrever
Os versos a um poeta.

(1981)

MariaCunha

No comments: