Wednesday, November 01, 2006

UM SER PERFEITO


No princípio era luz e sombra, da luz surgiu um ser, da sombra surgiu outro. Deus e Lúcifer, eram assim as duas crianças, seres perfeitos, amigos, mas, estavam muito sós, então resolveram construir um mundo onde pudessem brincar.
Com poeiras cósmicas construíram o sistema solar, fizeram bolas, estrelas, estradas de passagem para que pudessem correr por entre elas. Levaram cinco dias a construir uma galáxia, no sexto dia repararam que todos eram iguais, vermelhos poeirentos, secos e não tinham cor. Então cansados, ainda resolveram dar-lhes cor e brilho com réstias de luz, sombra, gases e gelo do frio da imensa escuridão do princípio. Assim, fizeram o fogo do Sol o gelo de Saturno, a água da terra e uma imensa extensão de ar.
Ao sétimo dia descansaram. No oitavo dia admiraram a sua obra, correram na Via Láctia, sopraram o ar que existia e inventaram o vento. Só no final reparam num planeta azul, espreitaram e viram que o tinham feito de terra e água, era diferente dos outros. Lúcifer queria tirá-lo e levá-lo consigo, Deus não concordou porque se retirasse um só do seu lugar havia desequilíbrio e tudo se desmoronaria, Lúcifer retirou-se amuado.
Deus continuou a olhar aquele planeta que pouco a pouco, para além do azul da água e castanho da terra, brotava verde dos vales junto dos rios e das montanhas.
Deus olhou aquela imensidão de água azul e disse:
- faça-se um peixinho vermelho.

Assim foi, o peixinho nadava e Deus observava deliciado a sua obra. Quando Lúcifer chegou, mais zangado ficou quando viu o peixinho que Deus tinha feito e resolveu fazer um que comesse o primeiro, assim nasceu o tubarão.
Deus ficou triste mas não desistiu e cheio de vontade deu mais uma vida ao planeta e criou a gazela, Lúcifer alegre com a brincadeira deu uma gargalhada estridente e criou o Leão que depressa comeu a gazela. Mais uma vez Deus chorou mas não desistiu e de lágrima no olho criou uma ave, pequena, negra e branca que cruzava num voo serrado o azul do céu, assim nasceu a andorinha. Lúcifer mais divertido que nunca criou o Falcão que depressa comeu a andorinha.
Deus cansado e muito triste resolver dar tréguas e convidou Lúcifer a construírem uma vida em conjunto, uma que tivesse a agilidade do peixe, a resistência do tubarão, a beleza da gazela e a dureza do leão, a suavidade da andorinha e a destreza do falcão e sobretudo que fosse parecido com eles para que assim não ficassem tão sozinhos.
Lúcifer entusiasmado aceitou o desafio e com todos os ingredientes utilizados nos primeiros seres misturaram um pouco de barro e água, assim nasceu o ser humano.
Depressa viram que com todas estas características reunidas esta criatura se tornou num ser poderoso e destruidor.
Apesar de todo o amor e solidariedade que este ser trazia consigo em determinadas situações, noutras mostrava uma frieza e deslealdade inigualáveis. Depressa este ser deixou de ser a criança criada para passar a ser um adulto que não reconhecia os seus verdadeiros amigos, passou a criar e a destruir.
Desiludidos Deus e Lúcifer decidiram continuar o trabalho conjunto para aperfeiçoar este ser que era capaz das melhores e das piores proezas, para que a pureza dos primeiros anos nunca desaparecesse e a criança continuasse viva dentro deste ser que tinha sido afinal a sua melhor obra, fina, delicada, resistente, aquela que conjugava todos os bens da natureza.
Assim, desmancharam dali, montaram daqui, muito trabalharam na tentativa de aperfeiçoar esse ser, no final nasceu Hitler, Salazar, Sudam Mussain, Buch……. O Mundo continuava a ser destruído sem parar. As duas crianças incansáveis, não desistiram e um dia nasceu finalmente o ser que tudo possuía para salvar a terra de um desastre iminente, nasceu um ser com Trissomia 21, um X Frágil, um Invisual, um Surdo-mudo e outros, tantos outros. Deus sorri enternecido, Lúcifer condescendeu, finalmente tinham companhia e podiam descansar em paz. Cansados adormeceram num sono profundo e… ainda não acordaram. Não se deram conta de que o homem não reparou naqueles seres que poderiam ser a salvação do Mundo, puros cheios de beleza. O primeiro homem era tão resistente que não se deu conta de que a sua salvação estava apenas ao seu lado.
Deus e Lúcifer inocentes de como a sua obra tinha sido poderosa, ainda hoje dormem um sono profundo de séculos. …..


"AMAI-VOS UNS AOS OUTROS!..."


Maria Cunha

No comments: